A Escola de Música da Filarmónica de Chãs é composta pelo seguinte corpo docente:

Beatriz Figueira
Clarinete
Nasceu a 20 de Maio de 1999, iniciou os seus estudos musicais em Clarinete na Filarmónica de Chãs, com 8 anos.
Em 2010, ingressa na Escola de Música do Orfeão de Leiria na classe de clarinete da professora Susana Ezequiel e mais tarde, com o professor Manuel Lemos, concluindo assim, o 5º grau.
Com apenas 15 anos, decidiu seguir música e ir viver para Lisboa, frequentando o Curso Profissional de Música na Metropolitana, na classe de clarinete da professora Iva Barbosa. Mais tarde, ingressou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe do Professor Luís Gomes.
Atualmente encontra-se no 2º ano da Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de clarinete do Professor Rui Martins. Integra ainda a Orquestra de Sopros e a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, com a direção de Alberto Roque e Vasco Azevedo. Faz parte também da Banda Sinfónica de Alcobaça dirigida pelo Maestro Rui Carreira.
Ao longo da sua jornada, participou em vários estágios, nomeadamente com a Banda da Armada Portuguesa e no projeto “Compaço”, com o Maestro Délio Gonçalves. Participou em variadas masterclasses com professores, como: Nuno Silva, Sérgio Pires, Aleksandar Tasic, Javier Llopis, Eric Mandat, Robert Spring, Radovan Cavallin, entre outros.

Cláudio Pinheiro
Trompete
Nasceu a 3 de Agosto de 1989 em Leiria.
Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Artística Musical dos Pousos, na Classe de Trompete dos professores Filipe Coelho e José Barroso. Em 2003, ingressou na Escola Profissional de Artes da Covilhã, na classe de trompete do professor Rui Borba, terminando o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão/Variante Trompete, em 2009. Nesse mesmo ano, ingressa na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na Classe de Trompete do professor António Quítalo, concluindo em 2015, a Licenciatura em Música na Variante de Instrumento. No ano 2015, ingressa no Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas.
Ao longo do seu percurso musical participou em vários Master Classes com Jorge Almeida, Sérgio Pacheco, Sérgio Charrinho, Pedro Monteiro, Hugo Santos, Paulo Marcello, Michael Sax, John Miler, Bruno Novion. Participou em diversos Estágios de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica, com alguns maestros de renome como Alberto Roque, Luís de Carvalho, Pedro Neves, Vasco Pires de Azevedo, Dini Ciacci, Ferran Ferran, Félix Hauswirth, Shwan Smith, Mattew George.
Atualmente, leciona a disciplina de trompete no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, Firmação Conservatório de Música de Mação, Conservatório de Musica da Caranguejeira, Sociedade Filarmónica Vermoilense, Sociedade Filarmónica de Chãs, Filarmónica de Monte Redondo. É membro da Orquestra de Jazz de Leiria, Fanfarra Farratuga, Orquestra Sinfónica de Thomar e da Sociedade Artística Musical dos Pousos.

Cristiana Moreira
Flauta Transversal
Nasceu a 6 de fevereiro de 1996, começou os seus estudos musicais em flauta na Associação Filarmónica Bidoeirense com a professora Marina Camponês aos 9 anos. Em 2007 ingressou na classe de flautas do professor João Pedro Fonseca no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes e em 2015 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na qual concluiu a sua licenciatura na classe do professor Anthony Pringsheim. Atualmente frequenta o 2º ano de Mestrado em Ensino de Música sob a orientação da professora Amalia Tortajada. Já frequentou masterclasses com vários professores de flauta, entre os quais, Nuno Inácio, Monika Streitová, Raquel Lima, Nina Assimakopoulos, Robert Winn.
Trabalhou com os maestros Linda Moorhouse, Odd Terje Lysebo, Christopher Bochmann, Alberto Roque, Craig Kirchhoff, Jean-Sebastien Bereau, Vasco Azevedo, Samuel Pascoal, Délio Gonçalves, Luis Clemente, Rui Carreira, André Granjo, Luis Cardoso, João Paulo Santos, José Figueiredo, Jorge Salgueiro.
Em 2012 ficou em primeiro lugar no concurso Jovens Talentos, Orfeão de Leiria, na categoria B e em 2014 em primeiro lugar na categoria A, no qual obteve também o Prémio Rui Barral para melhor interpretação.
Em 2017 tocou a solo o concerto para flauta “Vind” de Ketil Hvoslef, estreia nacional, com a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do maestro Odd Terje Lysebo e em 2019 tocou a solo o Concerto em Ré Maior de Carl Reinecke com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do maestro Vasco Azevedo.

Diogo Santos
Trombone e Bombardino
Nasceu em Leira em 1995 e aos 11 anos ingressou na Escola de Música da Associação Filarmónica Bidoeirense onde começou a aprender a tocar trombone. Em 2012 ingressou no Curso Profissional de instrumentista de sopros e percursão do Orfeão de Leiria, na classe de trombone do professor Alexandre Vilela e Mário Teixeira, curso esse que concluiu em 2014. Aí ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Reinaldo Guerreiro, terminando em 2017 a licenciatura em instrumentista de orquestra. Atualmente frequenta o segundo ano de mestrado em ensino da música na Escola Superior de Artes Aplicadas na classe do professor Alexandre Vilela.
Já colaborou com a Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica de Escola Superior de Artes Aplicadas, Orquestra Sinfónica de Leiria, Orquestra Sinfónica Metropolitana e Orquestra Académica Metropolitana onde trabalhou com maestros como Peter Stark, Jean Marc Brufin, Pedro Amaral, Reinaldo Guerreiro, Cesário Costa, Emílio Pomarico, Pedro Neves, Yan Mirkitumov, Luis Carvalho, Magnus Lindberg, entre outros. Participou também no Estágio Internalcional de Orquestra em Leiria com o maestro Jean-Sébastien Béreau nos anos de 2016 e 2017. Ao longo da sua carreira participou em Masterclasses com Mário Teixeira, Jarret Butler, Nuno Henriques, Edixon Silva, António Santos, Manuel Vieira e Thomas Leyndecker.

Francisco Vieira
Percussão
Iniciou os seus estudos de bateria e percussão aos 14 anos com o professor João Maneta na Banda Recreativa Portomosense, tendo, aos 15 anos, ingressado no Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão no Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes, tendo entrado na classe de percussão com o professor António Casal. Frequentou o curso livre de Big Band com o professor André Rocha.
Atualmente frequenta o mestrado em ensino de Música na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) na classe dos professores Bruno Costa e André Dias, bem como o curso livre de bateria no Instituto Jovens Músicos (IJM) com o professor João Maneta. Participou em diversos masterclasses e festivais de percussão bem como em diferentes estágios e participações com diferentes orquestras.

Henrique Pereira
Piano
Iniciou os estudos musicais em 1995, na escola de Música da Golpilheira, entrando para a orquestra ligeira em 2001.
Em 2004, entrou na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), completando em 2009 o 7º Grau nas disciplinas de: Piano, Formação Musical, Classe de Conjunto, Acústica, Análise e Técnicas de Composição, História da Música.
Em 2014, conclui a Licenciatura de Música no ramo de composição na Universidade de Évora – Escola de Artes.
Atualmente, leciona aulas de piano e formação musical em escolas de música e filarmónicas.

Juliana Gaspar
Direção Pedagógica, Clarinete, Orquestra e Formação Musical
Iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica de Chãs, aos dez anos, entrando para a banda em 1994, onde desenvolveu estudos com o Professor Vitor Santos.
Em 1997, após o início dos seus estudos na Escola de Música do Orfeão de Leiria, começou de imediato a colaborar com os professores da Escola de Música da Filarmónica de Chãs, acompanhando os alunos na aprendizagem do clarinete.
No ano letivo 2000/2001, passou a fazer parte do corpo docente da Filarmónica.
Em 2005 concluiu o Curso de Complementar de Formação Musical na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), nas disciplinas: Formação Musical, Classe Conjunto e Clarinete. Durante o seu percurso académico ganhou em 1998 o 2º prémio no concurso “Os melhores Alunos 97/98” no Escalão I e em 2000/2001 o 3º prémio no Escalão B.
Ainda em 2005 concluiu a Licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Leiria.
Frequentou, entre outros, cursos de Pedagogia Musical com o Prof. Jos Wuytack, cursos para Jovens Músicos e marterclasses de direção na Cidade de Leiria.
Atualmente é Professora do 1º CEB e lecciona a disciplina de Educação Musical 2º/3º ciclo em escolas do Ensino Público e faz parte dos corpos sociais da Filarmónica de Chãs como Diretora Pedagógica e Professora da Escola de Música.

Luís Silva
Guitarra, Orquestra de Guitarras e Formação Musical
Iniciou os seus estudos musicais na Associação Filarmónica Bidoeirense aos doze anos, entrando para a banda em 1991 como clarinetista.
Iniciou os seus estudos na Escola de Música do Orfeão de Leiria no ano letivo 2000/01 com o instrumento Guitarra Clássica. Um ano depois começou a colaborar nas aulas de guitarra, com o professor Nelson Caetano em escolas particulares.
No ano letivo 2002/03, passa a fazer parte do corpo docente da Associação Filarmónica Bidoeirense.
Em 2005 conclui a Licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Leiria.
Em 2008 conclui o Curso Complementar de Formação Musical na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), nas seguintes disciplinas: Formação Musical, Classe Conjunto e Guitarra.
Frequentou entre outros, Cursos de Pedagogia Musical com o Prof. Jos Wuytack. Frequentou também várias Master Classes de guitarra, com o professor Tomás Camacho e o professor Dejan Ivanović.
Atualmente participa no projeto Artes Palmas através da Filarmónica de Chãs em vários jardins de infância e desenvolve a atividade musical em várias creches com bebés dos 4 meses aos 3 anos. Continua a lecionar aulas de guitarra em várias escolas de música.

Mariana Silva
Saxofone
Nasceu em Leiria em 1999. Iniciou os seus estudos musicais em 2008 na Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria de Chãs, onde mais tarde teve aulas de saxofone com o professor Vítor Santos.
Em 2009 ingressou na Escola de Música do Orfeão de Leiria na classe do professor André Correia e em 2010 na classe do professor José António Lopes. Em 2017 concluiu o secundário de música.
Em 2020 ingressou na Licenciatura em Música em Évora, na classe de saxofones do professor Mário Marques.
Atualmente frequenta o segundo ano da Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor José Massarrão e é professora de Saxofone na Escola de Música de Chãs.

Mickael Faustino
Trompa
Iniciou os seus estudos musicais com o professor Rodrigo Carreira na Sociedade Artística e Musical Cortesense, prosseguindo na EPMVC (Escola Profissional de Música de Viana do Castelo) e, depois, na ESMAE (Escola Superior de Música Artes e Espetáculo) na classe dos professores Bohdan Sebestik e Abel Pereira. Terminou o seu mestrado na Hochschule fur Musik und Theater Felix Mendelsohn, em Leipzig, na classe dos professores Thomas Hauschild e Bernard Krug.
Durante a sua formação teve aulas particulares ou masterclasses com Hermann Baumann, Abel Pereira, Marie Luise Neunecker, Radovan Vlakotvic, Friedrich Kettscshau, Carstin Duffin, Bernardo Silva, Froydis Wekre, Jan Golebiowski, Rodolfo Epelde, André Cazalet, Michael Hotzel, Zlabocs Zempleni, Javier Bonet, David Johnson, Zoltan Macsai, Michelle Stebleton, José Vicent Castello, AB Koster, Jonnathan Luxton, Christian Lampert, Ricardo Matosinhos, Nuno Vaz, Zdenek Divoky, Barnabas Kubina, Jiri Havlik, com o American Quartet (Kerry Turner, Charlie Putman, Geoffrey Winter e Kristine Mascher Turner), Jindrich Petras, Hélder Vales, Paulo Guerreiro, Bernardo Amat, Juan Llimerá, Filipe Abreu entre outros.
Como intérprete tem sido selecionado para as mais prestigiadas orquestras de jovens do mundo como: Gustav Mahler Jugendorchester (2015 a 2017), a Schleswig Holstein Musik Orchestra, a International Youth Philharmonic Orchestra, Estagio Gulbenkian Orchestra, a Youth Philharmonic Orchestra, a Internacional Mahler Orchestra, a Orquestra Young Francogerman-hungarian Philharmonics 2014, a Moritzburg Festival Academy, a The World Youth Wind Orchestra Project 2014, a Kodaly Zoltan World Youth Orchestra, a Bedstone International Summer Youth Orchestral Course (BISYOC), a NJO, a Academia de Verão da Remix, a International Junge Orchestra Academy, a European Youth Week Orchestra, a Branimir Slokar Orchestra Academy, a European Union Youth Wind Orchestra, a The World Youth Orchestra, a Penderecki Akademie Orchestra Westfalen e ainda teve a oportunidade de tocar com Banda Sinfónica Juvenil da Simon Bolivar no festival “World Music Contest 2013” na Holanda.
Com algumas destas orquestras tem tocado nas mais prestigiadas salas de países como: África do Sul, Itália, Grécia, Hungria, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, China, República Checa, Dinamarca, Suíça, Holanda, Líbano, Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Áustria. Na temporada 2015/2016 foi praticante na Brandeburgishe Staatorchester Frankfurt e em 2012 fez parte da Fundação Orquestra Estúdio.
É regularmente convidado para orquestras como a BBC Scottish Orchestra, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra da Comunidade de Madrid, Orquestra Sinfónica do Jalisco, Landestheater Eisenach Orchester, Leipziger Universitats Musik, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Camara Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa entre outras, sob a batuta de maestros como Herbert Blomstedt, Krzysztof Urbański, Daniel Harding, David Afkham, Philip Jordan, Lorenzo Viotti, António Saiote, Simon Gaudenz, Howard Griffiths, Thomas Dausgaard ou Jan Cober.
É dedicatário de obras de compositores como João Pascoal, Jorge Portela, Nádia Carvalho, Filipe Pinto, Luís Neto, Ricardo Matosinhos e Jacques Zafra.
Tornou-se membro da Meritis em 2015.
É o mentor e Diretor Artístico do In Music, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, bem como de projetos esgotados como a Trompa e a Disney, Música de Hogwarts, Filmes dos Anos 90 e muitos outros.
Desde 2019 é Director Pedagógica da Filarmónica da Guia.

Sara Meireles
Canto, Coro e Piano
Sara Meireles, natural de Vila Nova de Gaia. Licenciada em Canto na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco. Prosseguiu os seus estudos em Milão, no Conservatório Giuseppe Verdi. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino do Canto na Escola Superior de Música de Lisboa.
Em concerto destacam-se as interpretações da Paixão Segundo S. Matheus de J.S. Bach e cantatas e concertos para o Natal do mesmo compositor. Em ópera foi Belinda n’ “Dido e Aeneas” de Henry Purcell, Valencienne n’ “Viúva Alegre” de Franz Lehár e Berenice n’ “L’occasione fa il ladro” de Gioachino Rossini. Participou na primeira edição do Concurso Jovens Intérpretes de Música Antiga.
Entre 2017 e 2018 integrou o Ensemble Origo, como soprano. Em outubro de 2018, juntamente com a Marisol Brito, passou a integrar CANTUSd’Alma que interpreta unicamente Cantigas de Santa Maria, com o objetivo de transpor a sua musicalidade do século XIII para o século XXI.
Em janeiro de 2019, passa a integrar o grupo medieval Musicantix que interpreta as 10 músicas do Llibre Vermell.
Em Setembro de 2021 publicou o seu (En)Cantar com Alice e Sebastião, livro/cd dedicado aos mais pequenos.

Miguel Meireles
Bateria/Percussão
Natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais em bateria, aos quatro anos, na Escola Flauta D’ Amelin, na classe do Professor Michele Marques. Aos seis anos ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe dos Professores Helena Pereira e Hugo Vieira, onde realizou os seus estudos até 8ºgrau.
É licenciado em Percussão pela Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, na classe dos Professores Pedro Silva, Rui Gomes e Richard Buckley. Ao longo do seu percurso teve o privilégio de tocar na Orquestra Fundação Gulbenkian, na Orquestra Metropolitana, Big Band de Guimarães, projeto Cantania (guimarães) e atualmente músico residente no projeto Cantus D’alma.
Atualmente frequenta o 2º ano de Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Lisboa, na classe do Professor Richard Buckley e é professor de Bateria e Percussão na Escola de Música de Chãs.

Bruno Lousada
Guitarra Clássica e Elétrica
Iniciou o seu percurso musical como cantor, tendo diversas bandas de garagem e tocando em bares. Aos 16 anos decide estudar guitarra, fazendo provas no Orfeão de Leiria em 2011 na vertente de música erudita, onde entrou e permaneceu até ao ano de 2014, completando assim o 8ª grau do conservatório em guitarra clássica, orientado pela professora Ilda Coelho.
Durante esse período frequentou diversos ensembles de guitarra clássica, quartetos, Big band de Jazz, masterclasses das quais se destacam (professor Pedro Rodrigues, Guilherme Vincens, Stefan Lofvenius, José Mesquita Lopes, Jaime Velasco Ayensa, Claudio Marcotulli).
Em 2013 participou no “Concurso Jovens Talentos” onde foi até às fases finais.
Em 2015 seguiu para a escola do Hot Club de Portugal, onde estudou Jazz pelo período de 1 ano com os professores Nuno Costa, César Cardoso, Bernardo Moreira e Miguel Barrosa.
De 2017 a 2019 frequentou a licenciatura em Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada, onde teve a oportunidade de ter aulas com Mário Delgado, Massimo Cavalli, Joana Machado, Vasco Mendonça, Desidério Lázaro. Durante esse período fez várias masterclasses das quais se destacam Chico Pinheiro, Perico Sambeat, Carlos Bica e fez também uma masterclass online com o guitarrista conceituado norte Americano Julian Lage.
Ao longo deste período de tempo para além da educação e formação foi trabalhando como professor em diversas escolas, músico freelancer e músico de estúdio.
Tocou como guitarrista e baixista em bandas como Raven Soul, Clutter, Banda Acesso, Wega Band.
Trabalhou e tocou com artistas como João Portugal, Nuno Barroso, Salvador Sobral, Orquestra Jazz de Leiria, João Miguel entre outros.
Atualmente é professor de Guitarra Elétrica e Baixo na Escola de Música de Chãs.

Tiago Pagaimo
Formação Musical e Trombone
Iniciou os seus estudos em trombone com 8 anos na Filarmónica de Chãs com o professor Rolando Ferreira e em 2015 desenvolveu as suas aptidões com o professor Mário Teixeira.
Em 2016 ingressou na Escola Profissional da Metropolitana na classe do professor Reinaldo Guerreiro, concluindo os estudos em 2019. Seguiu para a Universidade de Évora, na classe do professor André Conde, onde concluiu a licenciatura em 2022.
Colaborou com a orquestra de sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a Orquestra Clássica da Metropolitana, Orquestra de Sopros da Metropolitana, com a Jovem Orquestra Portuguesa e a Orquestra de Câmara Portuguesa.
Participou em masterclasses com o Joseph Alessi, Ruben da Luz, Ben van Dijk, Massimo la Rosa, Hugo Assunção, Jorgen van Rijen, Pierre Volders, Sebastiaan Kemner, Tim Dowling, André Conde, David Bruchez, Nuno Teixeira, Sever Martínez, Dawid Seidenberg e Nuno Martins.
Atualmente leciona Formação Musical e Trombone na Escola de Música de Chãs.