A Escola de Música da Filarmónica de Chãs é composta pelo seguinte corpo docente:

Bárbara Bernardino
Violino
Bárbara Neves Bernardino, natural de Leiria, frequenta atualmente o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Em 2021, licenciou-se em Música – viola de arco, pela Universidade de Aveiro, na classe do professor António Pereira. Iniciou os seus estudos em viola de arco aos 10 anos no Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes.
Participou no Concurso Jovens Talentos do Orfeão de Leiria nos anos de 2012 e 2013 tendo, neste último, obtido o 2º lugar. Participou em masterclasses e aulas abertas com os professores Jorge Alves, Joana Pereira, Pedro Muñoz, David Lloyd, Rute Azevedo, António Pereira e Ana Bela Chaves. Em 2013 e 2017 participou no Encontro de Violas d’Arco.
Já colaborou e colabora com diversas Orquestras tais como Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Nacional Moderna, Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Sem Fronteiras, Orquestra da Universidade de Aveiro, Orquestra Sinfónica de Thomar, Orquestra “Ópera no Património”, e Orquestra do Atlântico (tendo gravado em direto para RTP2 nas comemorações do centenário de António Fragoso), Orquestra Clássica de Fátima (atual Orquestra BomTempo), Orquestra Ars Lusitanae (tendo gravado o original “Quando o Mundo Ruiu” da Banda Império dos Sentados), Orquestra Sinfónica de Alcobaça, Orquestra Sinfónica Ensemble, Orquestra Sinfónica da Jobra.
Em Orquestra foi dirigida por Maestros como Alberto Roque, André Fonseca, André Lousada, António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Bruno Martins, Cesário Costa, Christoph Poppen, Dinis Sousa, Ernest Shell, Jan Wierzba, Jean-Sébastien Béreau, José Ferreira Lobo, José María Moreno, Laurent Goossaert, Luís Carvalho, Nikolay Lalov, Paulo Jorge Freitas, Renato Tomás, Rodrigo Queirós, Rui Pinheiro, Simão Francisco, Vasco Negreiros, entre outros.
Na sua formação orquestral podemos destacar os seguintes estágios: Estágio Internacional de Orquestra – Jean-Sébastien Bereau (2015 a 2018), Estágio de Orquestra Sinfónica Associação de Estudantes do Conservatório de Música de Coimbra (2016 e 2017), Estágio da Orquestra Sinfónica Ensemble (2018 e 2019) e Estágio da Orquestra XXI (2017).

Beatriz Figueira
Clarinete
Nasceu a 20 de Maio de 1999, iniciou os seus estudos musicais em Clarinete na Filarmónica de Chãs, com 8 anos.
Em 2010, ingressa na Escola de Música do Orfeão de Leiria na classe de clarinete da professora Susana Ezequiel e mais tarde, com o professor Manuel Lemos, concluindo assim, o 5º grau.
Com apenas 15 anos, decidiu seguir música e ir viver para Lisboa, frequentando o Curso Profissional de Música na Metropolitana, na classe de clarinete da professora Iva Barbosa. Mais tarde, ingressou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe do Professor Luís Gomes.
Atualmente encontra-se no 2º ano da Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de clarinete do Professor Rui Martins. Integra ainda a Orquestra de Sopros e a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, com a direção de Alberto Roque e Vasco Azevedo. Faz parte também da Banda Sinfónica de Alcobaça dirigida pelo Maestro Rui Carreira.
Ao longo da sua jornada, participou em vários estágios, nomeadamente com a Banda da Armada Portuguesa e no projeto “Compaço”, com o Maestro Délio Gonçalves. Participou em variadas masterclasses com professores, como: Nuno Silva, Sérgio Pires, Aleksandar Tasic, Javier Llopis, Eric Mandat, Robert Spring, Radovan Cavallin, entre outros.

Bruno Lousada
Guitarra Clássica e Elétrica
Iniciou o seu percurso musical como cantor, tendo diversas bandas de garagem e tocando em bares. Aos 16 anos decide estudar guitarra, fazendo provas no Orfeão de Leiria em 2011 na vertente de música erudita, onde entrou e permaneceu até ao ano de 2014, completando assim o 8ª grau do conservatório em guitarra clássica, orientado pela professora Ilda Coelho.
Durante esse período frequentou diversos ensembles de guitarra clássica, quartetos, Big band de Jazz, masterclasses das quais se destacam (professor Pedro Rodrigues, Guilherme Vincens, Stefan Lofvenius, José Mesquita Lopes, Jaime Velasco Ayensa, Claudio Marcotulli).
Em 2013 participou no “Concurso Jovens Talentos” onde foi até às fases finais.
Em 2015 seguiu para a escola do Hot Club de Portugal, onde estudou Jazz pelo período de 1 ano com os professores Nuno Costa, César Cardoso, Bernardo Moreira e Miguel Barrosa.
De 2017 a 2019 frequentou a licenciatura em Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada, onde teve a oportunidade de ter aulas com Mário Delgado, Massimo Cavalli, Joana Machado, Vasco Mendonça, Desidério Lázaro. Durante esse período fez várias masterclasses das quais se destacam Chico Pinheiro, Perico Sambeat, Carlos Bica e fez também uma masterclass online com o guitarrista conceituado norte Americano Julian Lage.
Ao longo deste período de tempo para além da educação e formação foi trabalhando como professor em diversas escolas, músico freelancer e músico de estúdio.
Tocou como guitarrista e baixista em bandas como Raven Soul, Clutter, Banda Acesso, Wega Band.
Trabalhou e tocou com artistas como João Portugal, Nuno Barroso, Salvador Sobral, Orquestra Jazz de Leiria, João Miguel entre outros.
Atualmente é professor de Guitarra Elétrica e Baixo na Escola de Música de Chãs.

Cláudio Pinheiro
Trompete
Nasceu a 3 de Agosto de 1989 em Leiria.
Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Artística Musical dos Pousos, na Classe de Trompete dos professores Filipe Coelho e José Barroso. Em 2003, ingressou na Escola Profissional de Artes da Covilhã, na classe de trompete do professor Rui Borba, terminando o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão/Variante Trompete, em 2009. Nesse mesmo ano, ingressa na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na Classe de Trompete do professor António Quítalo, concluindo em 2015, a Licenciatura em Música na Variante de Instrumento. No ano 2015, ingressa no Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas.
Ao longo do seu percurso musical participou em vários Master Classes com Jorge Almeida, Sérgio Pacheco, Sérgio Charrinho, Pedro Monteiro, Hugo Santos, Paulo Marcello, Michael Sax, John Miler, Bruno Novion. Participou em diversos Estágios de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica, com alguns maestros de renome como Alberto Roque, Luís de Carvalho, Pedro Neves, Vasco Pires de Azevedo, Dini Ciacci, Ferran Ferran, Félix Hauswirth, Shwan Smith, Mattew George.
Atualmente, leciona a disciplina de trompete no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, Firmação Conservatório de Música de Mação, Conservatório de Musica da Caranguejeira, Sociedade Filarmónica Vermoilense, Sociedade Filarmónica de Chãs, Filarmónica de Monte Redondo. É membro da Orquestra de Jazz de Leiria, Fanfarra Farratuga, Orquestra Sinfónica de Thomar e da Sociedade Artística Musical dos Pousos.

Cristiana Moreira
Flauta Transversal
Nasceu a 6 de fevereiro de 1996, começou os seus estudos musicais em flauta na Associação Filarmónica Bidoeirense com a professora Marina Camponês aos 9 anos. Em 2007 ingressou na classe de flautas do professor João Pedro Fonseca no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes e em 2015 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na qual concluiu a sua licenciatura na classe do professor Anthony Pringsheim. Atualmente frequenta o 2º ano de Mestrado em Ensino de Música sob a orientação da professora Amalia Tortajada. Já frequentou masterclasses com vários professores de flauta, entre os quais, Nuno Inácio, Monika Streitová, Raquel Lima, Nina Assimakopoulos, Robert Winn.
Trabalhou com os maestros Linda Moorhouse, Odd Terje Lysebo, Christopher Bochmann, Alberto Roque, Craig Kirchhoff, Jean-Sebastien Bereau, Vasco Azevedo, Samuel Pascoal, Délio Gonçalves, Luis Clemente, Rui Carreira, André Granjo, Luis Cardoso, João Paulo Santos, José Figueiredo, Jorge Salgueiro.
Em 2012 ficou em primeiro lugar no concurso Jovens Talentos, Orfeão de Leiria, na categoria B e em 2014 em primeiro lugar na categoria A, no qual obteve também o Prémio Rui Barral para melhor interpretação.
Em 2017 tocou a solo o concerto para flauta “Vind” de Ketil Hvoslef, estreia nacional, com a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do maestro Odd Terje Lysebo e em 2019 tocou a solo o Concerto em Ré Maior de Carl Reinecke com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do maestro Vasco Azevedo.

Diogo Santos
Trombone e Bombardino
Já colaborou com a Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica de Escola Superior de Artes Aplicadas, Orquestra Sinfónica de Leiria, Orquestra Sinfónica Metropolitana e Orquestra Académica Metropolitana onde trabalhou com maestros como Peter Stark, Jean Marc Brufin, Pedro Amaral, Reinaldo Guerreiro, Cesário Costa, Emílio Pomarico, Pedro Neves, Yan Mirkitumov, Luis Carvalho, Magnus Lindberg, entre outros. Participou também no Estágio Internalcional de Orquestra em Leiria com o maestro Jean-Sébastien Béreau nos anos de 2016 e 2017. Ao longo da sua carreira participou em Masterclasses com Joseph Alessi, Mário Teixeira, Jarret Butler, Nuno Henriques, Edixon Silva, António Santos, Manuel Vieira e Thomas Leyndecker.
Foi professor da classe de trombone no Conservatório de Caldas da Rainha nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022.
Atualmente é professor da classe de trombone nos conservatórios Choral Phydellius (Torres Novas) e Orfeão de Leiria. Leciona também na escola de música de Filarmónica de Chãs, Banda Filarmónica Ilhense, Filarmónica São Tiago de Marrazes e Sociedade Filarmónica Vermoilense.

Filipa Melo
Canto
Natural de Ourém, ingressou no mundo da música aos 7 anos com aulas de piano por um ano. Aos 9 anos, em 2003, foi um dos membros fundadores do coro infantil do Santuário de Fátima Schola Cantorum, Pastorinhos de Fátima , criado e dirigido pelo Maestro Paulo Lameiro.
Autodidata na guitarra desde os 14 anos. Em 2011 estudou canto, coro e formação musical no Conservatório de Ourém/Fátima e na escola de música Ourearte, frequentando aulas e masterclasses com a professora Carla Sofia Pais.
Em 2016 licenciou-se em Teatro e Artes Performativas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tendo como professores Marcantonio del Carlo, Manuel João Vieira e Filipe Crawford.
Em 2020 licenciou-se em Professional Musicianship – Vocals na BIMM London, universidade de música em Londres, sendo esta licenciatura especializada no canto em performance ao vivo a solo e com banda, incluindo formação no ensino de música.
Durante os anos de formação, participou em vários musicais e em performances ao vivo com banda e a solo.
Em 2023 voltou ao coro agora intitulado Schola no Coração em Concertos para Bebés com o Maestro Paulo Lameiro. No mesmo ano, começou a lecionar aulas de guitarra e piano e atualmente é professora de canto na Filarmónica das Chãs.

Henrique Pereira
Piano
Iniciou os estudos musicais em 1995, na escola de Música da Golpilheira, entrando para a orquestra ligeira em 2001.
Em 2004, entrou na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), completando em 2009 o 7º Grau nas disciplinas de: Piano, Formação Musical, Classe de Conjunto, Acústica, Análise e Técnicas de Composição, História da Música.
Em 2014, conclui a Licenciatura de Música no ramo de composição na Universidade de Évora – Escola de Artes.
Atualmente, leciona aulas de piano e formação musical em escolas de música e filarmónicas.

Juliana Gaspar
Direção Pedagógica, Clarinete
Iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica de Chãs, aos dez anos, entrando para a banda em 1994, onde desenvolveu estudos com o Professor Vitor Santos.
Em 1997, após o início dos seus estudos na Escola de Música do Orfeão de Leiria, começou de imediato a colaborar com os professores da Escola de Música da Filarmónica de Chãs, acompanhando os alunos na aprendizagem do clarinete.
No ano letivo 2000/2001, passou a fazer parte do corpo docente da Filarmónica.
Em 2005 concluiu o Curso de Complementar de Formação Musical na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), nas disciplinas: Formação Musical, Classe Conjunto e Clarinete. Durante o seu percurso académico ganhou em 1998 o 2º prémio no concurso “Os melhores Alunos 97/98” no Escalão I e em 2000/2001 o 3º prémio no Escalão B.
Ainda em 2005 concluiu a Licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Leiria.
Frequentou, entre outros, cursos de Pedagogia Musical com o Prof. Jos Wuytack, cursos para Jovens Músicos e marterclasses de direção na Cidade de Leiria.
Atualmente é Professora do 1º CEB e lecciona a disciplina de Educação Musical 2º/3º ciclo em escolas do Ensino Público e faz parte dos corpos sociais da Filarmónica de Chãs como Diretora Pedagógica e Professora da Escola de Música.

Luís Silva
Guitarra, Orquestra de Guitarras e Formação Musical
Iniciou os seus estudos musicais na Associação Filarmónica Bidoeirense aos doze anos, entrando para a banda em 1991 como clarinetista.
Iniciou os seus estudos na Escola de Música do Orfeão de Leiria no ano letivo 2000/01 com o instrumento Guitarra Clássica. Um ano depois começou a colaborar nas aulas de guitarra, com o professor Nelson Caetano em escolas particulares.
No ano letivo 2002/03, passa a fazer parte do corpo docente da Associação Filarmónica Bidoeirense.
Em 2005 conclui a Licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Leiria.
Em 2008 conclui o Curso Complementar de Formação Musical na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), nas seguintes disciplinas: Formação Musical, Classe Conjunto e Guitarra.
Frequentou entre outros, Cursos de Pedagogia Musical com o Prof. Jos Wuytack. Frequentou também várias Master Classes de guitarra, com o professor Tomás Camacho e o professor Dejan Ivanović.
Atualmente participa no projeto Artes Palmas através da Filarmónica de Chãs em vários jardins de infância e desenvolve a atividade musical em várias creches com bebés dos 4 meses aos 3 anos. Continua a lecionar aulas de guitarra em várias escolas de música.

Mariana Silva
Formação Musical
Nasceu em Leiria em 1999. Iniciou os seus estudos musicais em 2008 na Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria de Chãs, onde mais tarde teve aulas de saxofone com o professor Vítor Santos.
Em 2009 ingressou na Escola de Música do Orfeão de Leiria na classe do professor André Correia e em 2010 na classe do professor José António Lopes. Em 2017 concluiu o secundário de música.
Participa na Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria (AFCL) desde a segunda temporada, realizada em 2013/2014. A Banda Sinfónica da AFCL já contou a direção de vários maestros convidados, tais como, Luís Miguel Clemente, Rui Carreira, Délio Gonçalves, Samuel Pascoal, Matthew George, Mark Heron, Darío Sotelo, Jorge Salgueiro e Renata Oliveira.
Em 2019 começou a lecionar aulas de saxofone na Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria de Chãs.
Frequentou o curso livre de saxofone no Orfeão de Leiria nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020 na classe do professor Nuno Mendes.
Em 2020 iniciou os estudos superiores na área da música na Universidade de Évora, onde concluiu o primeiro ano, e em 2021 na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Música.
Em 2021 começou a colaborar com o Ensemble de Sopros da Associação de Leiria tendo gravado três CDs intitulados de “O Legado para Sopros de Alfred Reed”, “Serge Lancen e o Fascínio da Música para Sopros” e “Marcos Romão dos Reis Júnior, Entre a Música de Câmara e a Música para Banda”.

Miguel Meireles
Bateria/Percussão
Natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais em bateria, aos quatro anos, na Escola Flauta D’ Amelin, na classe do Professor Michele Marques. Aos seis anos ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe dos Professores Helena Pereira e Hugo Vieira, onde realizou os seus estudos até 8ºgrau.
É licenciado em Percussão pela Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, na classe dos Professores Pedro Silva, Rui Gomes e Richard Buckley. Ao longo do seu percurso teve o privilégio de tocar na Orquestra Fundação Gulbenkian, na Orquestra Metropolitana, Big Band de Guimarães, projeto Cantania (guimarães) e atualmente músico residente no projeto Cantus D’alma.
Atualmente frequenta o 2º ano de Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Lisboa, na classe do Professor Richard Buckley e é professor de Bateria e Percussão na Escola de Música de Chãs.

Rogério Petinga
Percussão
Rogério Petinga, natural da Nazaré, nasceu em 1993. Iniciou os seus estudos musicais na Banda Filarmónica da Nazaré com o maestro José Maria Pequicho.
Posteriormente ingressou na Academia de Música de Alcobaça e no Orfeão de Leiria, nas classes dos professores João Monteiro e Manuel Campos, onde viria a terminar o curso básico de percussão.
Concluiu o Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão da EPME (Escola Profissional de Música de Espinho), na classe dos professores Nuno Aroso, Joaquim Alves, Rui Rodrigues e Pedro Oliveira. Sob a orientação do professor Nuno Aroso licenciou-se em percussão na Universidade do Minho.
Ao longo do seu percurso participou em masterclasses com solistas internacionais tais como Theodor Milkov, Emmanuel Séjourné, Filippo Lattanzi, Markus Leoson, Kuniko Kato, Nick Woud (Orquestra Concertgebouw), Rainer Seegers (Orquestra de Berlim).
Já trabalhou com diversos agrupamentos musicais realizando frequentemente concertos sob a batuta de maestros como António Saiote, Pedro Neves, Claude Villaret, Alex Schillings, Douglas Bostock, Rafael Vilaplana, Christopher Bochmann, António Victorino d’Almeida, Toby Hoffman, Francesco Belli.
Como docente trabalhou em instituições como a Artave/CCM, Academia de Música Fernandes Fão, Conservatório de Música de Barcelos. Atualmente, leciona as disciplinas de Percussão e Classe de Conjunto na Academia de Música de Alcobaça, Banda Filarmónica de Turquel e Escola de Música das Chãs.

Rui Lavos
Piano

Sara Meireles
Canto, Coro e Piano
Em concerto destacam-se as interpretações da Paixão Segundo S. Matheus de J.S. Bach e cantatas e concertos para o Natal do mesmo compositor. Em ópera foi Belinda n’ “Dido e Aeneas” de Henry Purcell, Valencienne n’ “Viúva Alegre” de Franz Lehár e Berenice n’ “L’occasione fa il ladro” de Gioachino Rossini. Participou na primeira edição do Concurso Jovens Intérpretes de Música Antiga.
Atualmente é professora de Canto no Conservatório de Música Canto Firme, na Escola Secundária Jácome Ratton em Tomar, na Doartes, Academia de Formação Artística em Lisboa, na Escola de Música de Chãs, em Leiria e na Escola de Música Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande.

Tiago Pagaimo
Formação Musical e Trombone
Iniciou os seus estudos em trombone com 8 anos na Filarmónica de Chãs com o professor Rolando Ferreira e em 2015 desenvolveu as suas aptidões com o professor Mário Teixeira.
Em 2016 ingressou na Escola Profissional da Metropolitana na classe do professor Reinaldo Guerreiro, concluindo os estudos em 2019. Seguiu para a Universidade de Évora, na classe do professor André Conde, onde concluiu a licenciatura em 2022.
Colaborou com a orquestra de sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a Orquestra Clássica da Metropolitana, Orquestra de Sopros da Metropolitana, com a Jovem Orquestra Portuguesa e a Orquestra de Câmara Portuguesa.
Participou em masterclasses com o Joseph Alessi, Ruben da Luz, Ben van Dijk, Massimo la Rosa, Hugo Assunção, Jorgen van Rijen, Pierre Volders, Sebastiaan Kemner, Tim Dowling, André Conde, David Bruchez, Nuno Teixeira, Sever Martínez, Dawid Seidenberg e Nuno Martins.
Atualmente leciona Formação Musical e Trombone na Escola de Música de Chãs.